segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bass & Blunt #1 (Rúbrica semanal por Dead End)


Boas pessoal! O meu nome é Dead End, sou beatmaker e esta é a minha rúbrica semanal no Spot-do-Dréz, onde apresento cinco músicas que me deixam colado aos headphones e que são referências para mim enquanto ouvinte e produtor.


1 - Flume – Holdin On

  Flume, produtor australiano de 21 anos, foi para mim a grande revelação de 2012 e é considerado uma das próximas estrelas musicais a nível mundial no que toca à produção. Lançou um álbum homónimo de 15 faixas na segunda metade do ano passado, álbum esse que é considerado por mim, enquanto ouvinte, como o disco do ano. Escolhi esta música pois é uma das minhas favoritas do álbum e é a que tenho ouvido mais. No entanto, aconselho-vos a escutar todas as faixas com atenção e a perceber a simplicidade e mestria com que Flume nos guia, ao longo de um trabalho repleto de preciosidades que deixam qualquer ouvido derretido.


2 – Ryan Hemsworth – Colour & Movement

  Ryan Hemsworth é um produtor Canadiano de 22 anos que recentemente se juntou à editora Wedidit, onde figuram nomes como RL Grime ou Shlohmo. Esta música é um dos singles do seu mais recente trabalho “Last Words”, que aconselho vivamente a ouvirem. Ryan é um dos nomes a ter em conta em 2013, pois em cada nova faixa que lança consegue sempre manter uma garantia de qualidade elevada, como é o caso do novo som Based World ou do Bootleg feito para a música de Frank Ocean – Thinking About You.


3 – Major Lazer – Original Don (Flosstradamus Remix)


   Flosstradamus são um duo de produtores dos Estados Unidos da América que atingiram o sucesso através de um remix de uma música de Major Lazer. Vindos de Chicago, são talvez o expoente máximo neste estilo e um dos grupos a ter mais sucesso no chamado fenómeno Trap, que passou de sub-género do hip-hop a um dos géneros musicais mais tocado em clubs por todo aquele país. A Trap Music surgiu da mistura da música electrónica com o hip-hop dirty south, denominado por muitos como Crunk. Esta faixa tornou-se num hit instantâneo e marca um ponto de partida para um tipo de música que se está a tornar num sucesso mundial. Estes dois artistas reinventaram o conceito de party rocking e são a bandeira estandarte de uma sonoridade que se caracteriza pelo seu heavy bass e pelos seus crescendos que terminam em drops alucinantes.
Se quiserem ouvir club bangers ouçam Floss porque cada faixa é mais pesada que a seguinte.


4 – Hucci – Phoenix
   
   Phoenix é a mais recente faixa do produtor Hucci. Oiçam a música e agarrem-se às cadeiras pois tanta qualidade com apenas 16 anos é obra. Não, não leram mal, este senhor tem apenas 16 e já faz corar de vergonha muitos produtores com alguns anos de carreira. Em 2012 lançou um EP intitulado Novacane, que se afasta por completo das típicas faixas de trap mais comercial e que se lança numa conquista do bass mais underground e da melodia minimal mais obscura. Hucci é um dos meus produtores favoritos no que toca ao Trap e vem do Reino Unido com uma sonoridade única, diferente, pesada e que vos torna em Head Bangers mal soa o primeiro kick. 


5 – S-Type – Billboard

   S-Type é um artista escocês que segue as pisadas de produtores como Hudson Mohawke ou Rustie. É um dos meus produtores favoritos e acompanho o seu trabalho há já algum tempo. Lançou um EP no final do ano chamado Billboard, que teve criticas extremamente positivas de grandes entidades da música internacional. Posso dizer-vos que não ficarão indiferentes a esta faixa, que a Pitchfork destacou na sua rúbrica como “Best New Track” e à qual apelidou de “Superhero Music”, talvez devido aos seus sintetizadores inspiradores e que transbordam um sentimento único de invencibilidade ou talvez devido à tensão que S-Type consegue criar, como se de uma obra cinematográfica se tratasse. A música está muito bem estruturada e, desde os pequenos apontamentos em acapella até aos drums, o produtor conseguiu ser preciso e minucioso. Este som serve acima de tudo como inspiração, motiva-me e dá-me um boost de energia através da sua melodia. É talvez o instrumental de hip-hop mais triunfante de 2012.

Sem comentários: