segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

3# - Os 5 melhores videoclips de rap 'Americano' em 2012 (Rúbrica Semanal por João Moura)


Visto que estamos a chegar ao fim do ano de 2012 e já tive a oportunidade de fazer na minha página uma lista com os álbuns e mixtapes que gostei mais do ano de 2012 lançadas no nosso país ou internacionalmente, dedico este post aos vídeos de músicas de rap que mais gostei de ver.
Não sou o maior fã de videoclips nem o maior entendedor na matéria, mas não deixo de dar a minha opinião. Por norma vejo o vídeo na altura de lançamento e fico-me por aí, mas estes 5 são uma excepção nesse sentido.

1.      Action Bronson e Alchemist – The Symbol
Foi o primeiro vídeo e o que antecipou o lançamento do álbum que juntava dois dos nomes que mais estiveram em evidência em 2012. “Rare Chandeliers” faz parte de uma das listas do que mais gostei de 2012.



2.     Danny Brown e ScHoolboy Q – Flight Confirmation
Este foi também o primeiro tema revelado de um projecto lançado durante este ano. Neste caso foi o álbum “Russian Roulette” de Alchemist. Um álbum com 30 músicas e recheado de bangers!



3.     Killer Mike, El-P, T.I., Bun B e Trouble – Big Beast
É a música que abre o grande álbum de Killer Mike “R.A.P. Music” que é, na minha opinião, um dos álbuns do ano e, por isso mesmo, também faz parte da lista que se encontra na página “R.A.P. Noticias”. Este tema tem a participação do produtor do álbum El-P e ainda Bun B, T.I. e Trouble.


4.     JJ DOOM – Guv’Nor
JJ DOOM é a dupla formada por Jneiro Jarel e DOOM (aka MF DOOM) que lançou álbum também este ano de nome “Key to the Kuffs”. Reconheço que o álbum não me surpreendeu e, apesar de ser um projecto sólido, está longe do nível que DOOM nos habituou ao longo dos anos. No entanto o vídeo do primeiro single vale a pena ser visto.


5.     Danny Brown – Grown Up
Esta música não faz parte de nenhum projecto, foi apenas feita numa colaboração com o site Scion A/V. A música em si já era das minhas preferidas do ano, mas o vídeo complementa-a da melhor forma. Apesar de esta lista não ter nenhuma ordem especial, deixei o melhor para o fim, e este é o meu vídeo preferido de 2012.

Sem comentários: