domingo, 30 de dezembro de 2012

4# - Quem fez renascer a essência do rap Sul Americano 'USA' (Rúbrica Semanal por João Moura)


     Com certeza que não serei a pessoa mais indicada para falar dos tempos em que o chamado “Southern Hip-Hop” era dominado por grandes nomes como Outkast, UGK, Ludacris, 8Ball & MJG ou mesmo Ludacris, mas posso dizer que sei exactamente a essência que estes nomes davam ao rap vindo do sul. Assim como tínhamos o rap típico da West e East Coast, também penso,  e acho que todos concordam, que este estilo vindo do sul era típico da zona.

Os nomes mencionados deixaram de trazer projectos que fossem marcantes para os últimos anos, faltava alguém para trazer esta essência de volta, alguém que tivesse vivido estes tempos, alguém que o rap da sua zona fizesse parte das suas raízes e inspirações.
Foi então que apareceu Justin Scott, um nome que, durante alguns anos dedicados à música, praticamente não saiu da sua zona e não conseguia fazer da mesma mais do que um hobbie. 
Big K.R.I.T. prometeu a si mesmo no lançamento da mixtape “K.R.I.T. Wuz Here” que ia dar tudo o que tinha, seria o tudo ou nada, se aquela mixtape não o projetasse para outro nível então desistira da música. Foi aqui que começou a história de Justin na cultura Hip-Hop do sul.
Apesar de este projecto se ter tratado de uma mixtape, tanto este como os seguintes 2 (“Return Of 4Eva” e “4EvaNADay”) são totalmente produzidos e escritos por K.R.I.T. , tratam-se apenas de trabalhos gratuitos muito devido aos samples usados .
“K.R.I.T. Wuz Here” foi lançado em 2010 (acabou por sair uma reedição mais tarde, não gratuita), “Return Of 4 Eva” em 2011 e “4EvaNADay” foi lançado este ano assim como o seu primeiro álbum “Live From the Underground”.
Todos os seus projectos lançados são de grande qualidade, rap do sul no seu estado mais puro, todos os instrumentais produzidos pelo próprio fazem de K.R.I.T. um dos meus produtores favoritos da actualidade. É ainda um exímio liricista, escreve temas sérios, temas de festa, temas bem ao estilo dirty south, storytelling , assuntos mais pessoais ou direccionados para os que partilha o seu dia-a-dia, constantes temas dedicados à sua zona. K.R.I.T. é sem dúvida ainda um dos melhores mc’s da actualidade nos Estados Unidos.
É assim, na minha opinião, alguém que faz renascer o rap vindo do sul e que marcará os próximos anos de rap americano tal como tem feito desde 2010.
Gostava ainda de deixar aqui alguma música de K.R.I.T. mas a verdade é que  em cerca de 80 músicas de K.R.I.T. que fazem parte da minha playlist diária, apesar de haver algumas que gosto mais que outras, não consigo escolher uma para anexar a este post.

De qualquer modo deixo os links para download gratuito das 3. Procurem ainda, se os projectos anteriores forem do vosso agrado, temas do álbum “Live From the Underground”. Foi para mim dos álbuns mais bem produzidos dos últimos anos. Para quem não está identificado com o rap do Sul dos anos 90 e inícios de 2000, vale sempre a pena perder uns dias ou meses a ouvir os nomes que mencionei. Fazem parte da História.
É claro que não se pode atribuir todo o sucesso do rap do sul a um único nome, mas Big K.R.I.T. é um “King Remembered In Time”…


“Live From the Underground” – Procurem em plataformas como o Youtube, o link do stream do álbum já foi retirado.

Sem comentários: