terça-feira, 15 de janeiro de 2013

6# – 10 MC’s a ter em conta em 2013 (Rúbrica Semanal por João Moura)


Sexta semana de posts no blog, e segunda de 2013. Reservo esta semana para referir as minhas apostas de rappers americanos para 2013, falo ainda dos projectos já revelados por cada um e o porquê de fazerem parte desta lista.


1 – A$AP Rocky
Apesar do lançamento do  álbum estar agendado para Janeiro de 2013, “LiveLongA$AP” caiu na net na segunda semana de Dezembro de 2012, praticamente um mês antes do lançamento oficial. Apesar disso, não deixa de ser um MC que, para mim, merece estar nesta lista. Um álbum recheado de excelentes produções, com Rocky muito criativo no flow empregue em cada instrumental ou refrão. São estes pormenores que me fazem escolher Rocky. Não sendo um grande rapper no conteúdo das suas letras, distingo-o pela escolha de produtores e instrumentais e pela criatividade empregue em cada um deles. Um álbum que vale a pena ser ouvido. A ter em conta também outro membro da crew A$AP Mob, A$AP Ferg acaba de assinar um contrato discográfico com a Sony, fiquem atentos.

2 – Angel Haze
Entre 2011 e 2012 lançou quatro mixtapes e um EP. A partir de agora começa a sério, Angel Haze é a rapper da nova escola em que mais aposto para 2013 e para um futuro próximo. Começou o ano com um confronto com Azeleia Banks (outro nome a ter em conta este ano sem dúvida), e espera agora dedicar-se ao seu primeiro trabalho a solo. No entanto vale bem a pena ouvir os trabalhos lançados para trás. Temas como “Werkin’ Girls” ou “Cleaning Out My Closet” por exemplo, devem sem dúvida ser ouvidos.

3 – Evidence
Evidence não é desconhecido para quem ouve rap no seu dia-a-dia. Um terço do grupo clássico Dilated Peoples, depois do seu terceiro álbum a solo “Cats & Dogs” lançado em 2011, que foi, na minha opinião um dos melhores desse ano, Evidence prepara agora um projecto com Alchemist. O dueto tem como nome Step Brothers e o álbum terá como nome “Lord Steppington”.
Podem ainda esperar um possível álbum de Dilated Peoples, ainda sem data confirmada, mas do qual já se sabe o nome: “Directors of Photography”.

4 – Joey Bada$$
É um nome que provavelmente todos esperavam ver nesta lista. Não falando neste caso apenas do Joey, gostava de me focar na crew toda que, após o lançamento da excelente mixtape “PEEP: The aPROcalypse” está agora focada noutros projectos. É certo que a perda de um dos membros com mais nome na crew (Capital STEEZ) no fim de 2012 os abalou um bocado, mas Joey Bada$$ acaba de assinar pela Roc Nation de Jay-Z, Chuck Strangers começa a ganhar nome tanto como produtor como mc e CJ Fly também já deu provas do que é capaz. Temos mais membros que irão com certeza ser falados este ano, mas desde já destaco o EP do grupo Super Helpful, formado por Chuck Strangers e Kwame3000 (também da crew) que se juntam ao produtor Lee Bannon, lançado no inicio de Janeiro.

5 – Rittz 
Depois de lançada a reedição da mixtape “White Jesus”, que tem como nome “White Jesus: Revival”, Rittz assinou contrato com a Strange Music de Tech N9ne e teve ainda direito a entrar no projecto de Krizz Kaliko, o EP “Neh’Mind”.
Para além do novo contrato, o rapper teve ainda oportunidade de fazer parte da tour de Yelawolf que teve como nome “Slumerican Tour”.
É certo que em 2013 Rittz lançará novos projectos e, na minha opinião é um nome a ter em conta, é muito provável que saiam daqui projectos muito falados durante o ano.

6 – Earl Sweatshirt
É verdade que Tyler, The Creator já confirmou que irá lançar o seu álbum no início deste ano, também concordo que será um projecto a ter em conta e que o normal seria ter o Tyler na lista em vez de Earl.
Mas a minha aposta para este ano é sem dúvida o membro mais novo da crew Odd Future. O álbum terá como nome “Doris” e é dos lançamentos que mais espero para este ano. Tenho uma forte convicção que este jovem vai dar que falar este ano e que o seu álbum será o melhor projecto lançado pela crew (Channel Orange foi lançado por uma major).
Para quem não ouviu o tema “Chum” que tem também vídeo, é um bom ponto de partida para o ano que ainda agora começou. Versos de Earl em temas da mixtape de Captain Murphy ou mesmo no tema “Oldie” da sua crew merecem atenção.

7 – Action Bronson
Já em 2011 foi dos rappers que mais me surpreendeu com o seu álbum “Dr. Lecter” e ainda com o projecto “Well Done” em conjunto com Statik Selektah.
2012 foi também um ano brilhante por parte de Bronson. “Blue Chips” com Party Supplies e “Rare Chandeliers” com Alchemist, são dos melhores projectos gratuitos lançados nos últimos anos.
Em 2013 temos pelo menos agendados o segundo volume de “Blue Chips” ainda com Party Supplies, “Saab Stories” com Harry Fraud (um dos projectos que mais espero em 2013) e ainda o projecto com Mr. Wonderful com Tommy Mas.
Fala-se ainda do seu primeiro álbum de originais para este ano, mas sem nada anunciado.

8 – ScHoolboy Q
Depois de ter lançado o seu primeiro álbum “Situations” em 2010 e “Habbits & Contradictions” em 2012, ScHoolboy Q não é nenhum desconhecido para os amantes do West Coast rap, aliás, é mesmo um dos melhores da actualidade no panorama de rap americano e o seu último álbum e dos melhores de 2012 sem dúvida.
Espera-se agora a data e mais detalhes do lançamento do seu terceiro álbum “Oxymoron” que será quase de certeza dos melhores projectos lançados em 2013. Fiquem atentos.

9 – Jon Connor
Outro artista que nos últimos tempos tem baseado o seu trabalho praticamente em mixtapes e que chega agora a altura de lançar o seu primeiro projecto a sério, depois do enorme talento mostrado nos projectos anteriores. Não é propriamente um mc que tenha surgido há poucos meses, falta-lhe apenas dar “o salto” na sua carreira, e que alguém aposte nele. Talento não falta e vai certamente dar que falar, esperemos que 2013 seja o ano.

10 – Big K.R.I.T.
Para quem costuma ler o que escrevo já tem ideia do que penso acerca de K.R.I.T., não querendo assim repetir temas, passem no post número #4 e leiam.
Reservo este espaço para dizer que este ano será lançada a mixtape “K.R.I.T.” nos primeiros meses do ano e que, de seguida, ou antes da mixtape, temos o álbum em conjunto com Yelawolf (outro nome que poderia facilmente fazer parte desta lista) que terá como nome “Country Cousins”.
Ainda este ano chega o segundo álbum, por agora sem nome, que, desta vez, não será totalmente produzido pelo próprio, á semelhança de todos os projectos anteriores. Mike Will Made It já é um dos nomes conhecidos que tem vindo a colaborar com Big K.R.I.T., aguardam-se mais novidades acerca destes projectos.

João Moura

Sem comentários: