segunda-feira, 15 de abril de 2013

13# - Resumo da segunda quinzena de Março e primeira de Abril (Rúbrica por João Moura)


Como tenho feito estes posts com menos regularidade, decidi começar a pegar nos projectos que mais me marcaram e dos quais mais aguardava o lançamento num intervalo de tempo maior, neste caso um mês.

Escolhi seis projectos de rap americano mais três álbuns que ainda não foram lançados oficialmente mas que já é possível ouvir ou fazer download (ilegal) dos mesmo. Falarei ainda de três projectos  nacionais que gostei de ouvir e achei que mereciam ser referidos.

O que mais gostei:

Big K.R.I.T. – King Remembered in Time (Mixtape)


Este projecto tinha de estar entre as minhas escolhas. Como referi ao longo dos posts no blog, K.R.I.T. é um dos meus rappers/produtores favoritos e, como tal, já esperava a mixtape há algum tempo. A mixtape mantém a enorme qualidade a que o artista nos habituou e é o primeiro projecto deste que contém temas não produzidos por ele (um dos temas é produzido por 9th Wonder). Já o segundo álbum de K.R.I.T., ainda sem data ou nome anunciado, não contará com produções do próprio. (Link para  download no fim do post)




Tyler, The Creator – Wolf (Álbum)
Este era um dos álbuns mais aguardados para o início deste ano. Na minha opinião Tyler consegue manter o bom nível dos seus álbuns e este é talvez este o seu melhor projecto até há data. É notável uma maior dedicação nas produções dos temas do álbum. Ainda assim, não foi desta que saiu um lançamento que marque o ano pelos membros da Odd Future. Ficará a cargo de Earl?







Durag Dynasty – 360 Waves (Álbum)
A Durag Dynasty  Click é formada por Planet Asia, Killer Bem e TriStage e acabam de lançar o álbum “360 Waves”. Fui apanhado de surpresa por este projecto sólido, que conta com a particularidade ser totalmente produzido por um dos produtores que mais trabalhos de qualidade tem feito nos últimos tempos, Alchemist. Vale a pena ouvir o álbum.






Outros lançamentos:



Ces Cru – Constant Energy Struggles
Depois do seu EP de apresentação a dupla Ces Cru lançou agora o seu primeiro álbum pela Strange Music de Tech N9ne. Para os que gostam do tipo de sonoridade que a label nos tem proporcionado ao longo dos anos, vale a pena ouvir este álbum.
Papoose - Nacirema Dream
Um daqueles álbuns de que se aguardava o lançamento há vários anos e que Papoose finalmente lançou. A verdade é que mesmo sendo Papoose um liricista intocável e mesmo o álbum contendo temas muito bons, este não foi um álbum que me tenha marcado. Papoose assume-se aqui, na minha opinião, como um rapper de mixtapes definitivamente.
Mixtape New York Renaissance
Teve como objectivo “recrutar” um conjunto de rappers da nova escola de Nova Iorque e foi toda organizada por Peter Rosenberg da rádio Hot97. Conta com bons nomes, os  suficientes para nos chamar a atenção. Action Bronson, Pro Era, World’s Fair, Dyme a Duzin, Troy Ave, Flatbush Zombies, A$AP Rocky e Ferg, Smoke DZA ou Homeboy Sandman compõem o leque de escolhas.
De qualquer modo, na minha opinião, ficaram nomes importantes por aparecer, tais como os Underachievers, Bryant Dope, Dominic Lord, Vinni Chase, Bodega Bamz, Dominic Lord ou Perrion. Deixo o link para download da mesma no fim do post.

Projectos que saíram na net antes do lançamento oficial (leak):



Neste tópico irei apenas referir três que eram esperados há vários meses, mas irei detalhar os que mais gostei no próximo post.
São eles, o excelente álbum de Ghostface Killah “Twelve Reasons to Die” que fará parte das minhas escolhas do próximo post sem dúvida. O álbum de Rittz “The Life and Times of Jonny Valiant” que é mais um lançamento da Strange Music. E ainda o álbum de Kid CuDi “Indicud” depois do rapper sair oficialmente da G.O.O.D. Music fundado a sua própria label Wicked Awsome.

Lançamentos Nacionais:


Beware Jack lançou oficialmente a sua mixtape “Coisas de 1 Porco” na sua página na plataforma Bandcamp, podem fazer o download oficial no link no final do post. Contém ainda participações de nomes como Kilu, Praso, Lancelot ou DJ Yoke.
Malabá, depois de lançar a mixtape “1º Caso”, surge agora com o seu primeiro álbum de nome “Sonho Português”,  que pode ser adquirido através de email (encomenda.malaba@gmail.com). Conta com participações de SP, Neh Jah, Plutónio, Don Nuno, Vinil, Kosmo entre outros.
Para terminar falo da segunda mixtape dos Orelha Negra, que pode ser adquirida na compra do segundo álbum, mas que também se encontra disponível em stream através do Spotify (link no fim do post). Completando a informação acerca deste lançamento, deixo a lista de alguns convidados, nomeadamente os ligados ao hip-hop: Regula, NGA, Prodígio, Capicua, Fuse, Pac, Sam the Kid, Ruas, Stereossauro, DJ Riot entre outros.

Links:
Big K.R.I.T. “King Remembered In Time”:
http://www.livemixtapes.com/mixtapes/21536/big-krit-king-remembered-in-time.html
Mixtape New York Renaissance: http://www.datpiff.com/Peter-Rosenberg-New-York-Renaissance-mixtape.473852.html
Beware Jack “Coisas de 1 Porco”: http://lost-tape.bandcamp.com/album/coisas-de-1-porco-2
“Mixtape II” dos Orelha Negra (Spotify): http://open.spotify.com/album/2Mqdz6oZSOODrl9asleN0j

João Moura

Sem comentários: